Sustentabilidade

SUSTENTE ESSA IDEIA!


Definindo de maneira didática, a sustentabilidade é um conceito sistêmico; está relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Como?!

Toda teoria só é válida se houver uma aplicação prática, algo que justifique sua existência. Na prática, a sustentabilidade está tentando promover a exploração e/ou uso das áreas ambientais o menos prejudicial possível, assim equilibrando a relação homem/meio ambiente e todos aqueles que dependem dele para existir.

Isso parece bem impossível e, no mínimo, bem caro. Só que não é exatamente assim. Até nas atividades mais impactantes no meio ambiente, como a mineração, a fabricação de papel e a agricultura em alta escala, a aplicação de práticas sustentáveis não se mostrou só economicamente possível como também trouxe um rendimento financeiro extra.

As ideias de sustentabilidade começam a se espalhar por todos os lugares do planeta, principalmente aqueles ditos “degradados”. Quando os projetos sustentáveis são realizados em comunidades atingidas pelas indústrias poluidoras, a vida da população melhora – e muito.

Além de melhorar a vida da população, os projetos sustentáveis auxiliam na recuperação de áreas que era consideradas basicamente extrativas e condenadas ao extermínio por práticas predatórias.

Explorar e extrair recursos naturais é uma prática muito, muito antiga. Mas fazer isso de um modo sustentável é a grande diferença, pois garante a recuperação das áreas degradadas. Aplicar a sustentabilidade é garantir que você vai usufruir dos recursos naturais necessários e garantir a continuidade da biodiversidade local.

Escrito por: Debora Rezende.