Lixo Eletrônico


Há uma lista enorme de computadores, televisores, celulares, rádios, consoles de videogame e players de música, ou seja, aparelhos eletroeletrônicos que são utilizados ao longo dos anos pela população.
Esses são apenas alguns exemplos de aparelhos e parte do crescente fenômeno conhecido como lixo eletrônico - termo usado para descrever os produtos elétricos e eletrônicos descartados pela rápida obsolescência destes aparelhos. Nas últimas décadas, a demanda mundial por aparelhos disparou e, conseqüentemente, o volume de produtos descartados cresceu. À medida que as economias da China e da Índia se modernizam e se enquadram às tendências ocidentais, a geração mundial de lixo eletrônico atinge proporções enormes.
Tais aparelhos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente e para o homem, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.
No Brasil, o problema não é menor que nos outros países, inclusive, porque, por exemplo, a reciclagem de pilhas e baterias, presente na maioria destes produtos é mínima.